domingo, 6 de setembro de 2009

Banco do Livro - Manuais Escolares Gratuitos no 1º Ciclo do Ensino Básico



A criação do Banco do Livro, é uma medida complementar aos apoios já existentes para quem tem crianças no 1º ciclo do ensino básico.

Muitas vezes quem fica excluído desses apoios, no momento da aquisição dos livros, por via duma recente situação de desemprego no seio da família, pode estar em situação mais difícil do que quem foi abrangido.

Assim, através de um sistema de incentivos, permutas e aquisições dos manuais escolares que tenham mais "tempo de vida útil", vamos numa primeira fase a iniciar já em 2010, apoiar os alunos que se encontram nas condições atrás referidas e reforçar o apoio aos alunos actualmente abrangidos.

Posteriormente avançaremos para uma segunda fase cujo o objectivo será a gratuitidade dos manuais escolares a todos os que frequentem o 1ºciclo do ensino básico, começando pelas escolas mais afastadas do centro da cidade e pelos agregados familiares com mais de um filho, como forma de premiar a natalidade.

Ao alargar esta medida a todos será uma forma de aumentar o rendimento disponível das famílias, e estimular a economia local, melhorando a qualidade de vida de todos, objectivo pelo qual se deve nortear quem está na execução dum cargo público.

A criação do "Banco do Livro" na Junta de Freguesia de São Vicente, será um exemplo a seguir pelo Concelho e pelo País. Outros países com rendimentos per capita superiores ao nosso têm estes manuais escolares gratuitos e só em Portugal o despesismo, o desperdício e a má vontade não levam por diante medidas simples como esta.

Por exemplo: se a revista municipal "Passos", em vez das actuais 36 páginas, passasse a 28 páginas (menos 2 folhas, que muito boa gente nem daria pela falta), e reduzindo um pouco a sua tiragem, o município com a verba daí resultante, neste caso em concreto, poderia contribuir para apoiar um grande número de alunos.

São medidas como esta e como o "PIQUETE DO IDOSO" apresentado anteriormente, a par de outras menos "vistosas" que nos têm dado a convicção e a confiança de sermos os mais capazes de fazer mais e melhor, com novas pessoas e novas ideias para ajudar quem mais precisa, com os olhos postos em proporcionar melhor qualidade de vida a todos.

E se os eleitores assim o desejarem,

SÃO VICENTE QUER, SÃO VICENTE TEM!

Sem comentários:

Enviar um comentário

4 anos no esquecimento, mas a 3 meses de eleições lembraram-se que estes locais existiam...

4 anos no esquecimento, mas a 3 meses de eleições lembraram-se que estes locais existiam...
clique na foto para ampliar

Aqui, e em muitos outros locais do concelho, não corre, porque é desperdício!

Aqui, e em muitos outros locais do concelho,  não corre, porque é desperdício!
clique na foto para ampliar

Aqui não é desperdício!

Aqui não é desperdício!
clique na foto para ampliar